RTA’s: proteja e sonorize sua magrela

Nunca fui muito jeitoso com essas coisas de ferramentas e mecânica, mas resolvi postar aqui dois RTA’s (“recursos técnicos alternativos”, também conhecidos carinhosamente como “gambiarras”) muito simples, além de ecologicamente corretos. Faremos hoje um suporte para buzina elétrica e um protetor de quadro. A base dos dois RTA’s será câmara de ar usada, além de algumas abraçadeiras (quelas tiras de plástico usadas para prender acessórios etc).

Imagem008

Câmaras de ar inutilizadas? Não com esses RTA's

1 – Suporte para buzina

Eu gosto bem dessas buzinas elétricas. Não tem o barulho exagerado das buzinas a ar e nem o som fraquinho das campanhias (aquele clássico “trim-trim” das bicicletas). Prefiro prendê-la na parte da frente do quadro, pois o som sai mais vivo em meio ao trânsito da cidade (meu cumpadre Barba fez também uma ótima adaptação de buzina, colocando debaixo do selim). Resolvi então fazer um suporte e prender a buzina. Primeiro eu envolvo  a parte dianteira do quadro esticando e enrolando uma tira de câmara de ar bem apertada, prendendo a extremidade com a abraçadeira. Se preferir pode usar uma em cada extremidade da proteção. Muito cuidado para a câmara de ar não encostar nos cabos de freio e marcha que passam pelo quadro.

Imagem016

Proteção onde será apoiada a buzina

Imagem014

Depois, apoio a buzina na proteção e faço o mesmo processo, envolvendo agora a buzina na parte protegida, utilizando uma tira mais fina e maior de câmara de ar. O acabamento é tosco: simplesmente passo a ponta da câmara de ar sob uma das camadas inferiores que foram esticadas. Dessa forma posso tirar com mais facilidade sempre que levo a bike para a revisão. Uma outra forma de prender a ponta da câmara pode ser com cola e remendo de pneu, mas caso precise tirar a buzina só cortando com tesoura.

Imagem007 (2)

Estique bem a câmara de ar enquanto envolve a buzina

Imagem006 (2)

Resultado final: buzina firme e facilmente removível, se necessário

2 – Protetor de quadro

Os protetores de quadro são uma ótima pedida, pois evitam que a corrente e outras pancadas arranhem e danifiquem a parte inferior do quadro. Nas lojas são geralmente de pano e velcro e custam em torno de R$ 20,00. O modelo abaixo segue a mesma linha do primeiro. Corte algumas tiras de câmara de ar usada e envolva firmemente o quadro. Prenda as extremidades com abraçadeiras.

Imagem006

Antes: quadro desprotegido

DSC00232

Protegendo a bike: uma tira de câmara de ar e 3 abraçadeiras

Não se esqueça de cortar as sobras da abraçadeira com uma tesoura. Pronto! Um protetor barato, de ótima qualidade (a borracha protege muito bem), e com material que provavelmente iria pro lixo.

DSC00236

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Andre Costa
    nov 10, 2009 @ 09:15:00

    Show!!!

    Exatamante do jeito que você fez o protetor de quadro, eu quero fazer um protetor para o Top Tube da minha bike, já que eu sempre largo ela pra lá e pra cá =)

    Valeu
    Abração
    André

    Responder

  2. Zeca
    nov 10, 2009 @ 10:29:03

    Olá amigo, só recomendo que o protetor inferior do quadro se estenda até bem junto da solda da frente, pois é bem nessa região que a corrente cai e com a pedalada antes que percebamos estraga o quadro.

    Responder

  3. Trackback: Absurdo! « Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta

Deixe um comentário

Mais visitados

  • Nenhum